Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012


                                                                       RUI DE OLIVEIRA

"Muitos dos livros que ilustrei, o estilo que utilizei já aparecia, muitos anos antes, nestes blocos. Fiz um retrato de meu filho Diego quando menino, muitos e muitos anos antes de ele nascer... Acredito que o desenho se origina antes do desenho. Nenhum misticismo nisso. Na verdade, desenhamos a expectativa do ver, ou seja, muito antes de criar uma imagem, esta imagem já existia. Vemos aquilo que sonhamos e queremos ver, pouco importa o que estamos vendo."  
                                                                               Rui de Oliveira (http://www.ruideoliveira.com.br)


INCRÍVEL ILUSTRADOR LEVA PARA A FEIRA ILUSTRAÇÕES NO ORIGINAL E EXPLICA PARA AS CRIANÇAS TODO O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA ILUSTRAÇÃO.

           Impressionante história de um menino pobre que acreditava ter um dom divino para o desenho, Rui de Oliveira é um gênio talentoso e criador. Eu já admirava o trabalho fabuloso desse desenhista, ilustrador, professor desde os tempos da aulas na EBA(UFRJ), mas hoje é diferente, pois consigo ver o ilustrador em seus desenhos, sua seriedade, seu ar compenetrado, sua responsabilidade  social, entre outras qualidades que reconheço em seu trabalho.

BIOGRAFIA:

Nasceu no Rio de Janeiro. Estudou pintura no Museu de Arte Moderna desta cidade, artes gráficas na Escola de Belas Artes da UFRJ e, durante 6 anos ilustração no Instituto Superior Húngaro de Artes Industriais, atualmente Moholy-Nagy University of Art and Design, em Budapeste. Estudou também cinema de animação no estúdio húngaro Pannónia Film. Foi Diretor de Arte da TV-Globo e da TV-Educativa atual TV-Brasil. Entre suas aberturas e vinhetas destacam-se as criadas para a primeira versão da novela Sítio do Pica-pau Amarelo e a reformulação do vídeo-grafismo da TV-E.
Já ilustrou mais de 100 livros e projetou mais de 400 capas para as principais editoras de literatura infanto-juvenil brasileiras, e é autor de seis filmes de animação, tendo recebido muitos prêmios por seu trabalho com animador e ilustrador. Entre eles por 4 vezes o Prêmio Jabuti de ilustração. Recebeu em 2006 o prêmio de literatura infanto juvenil da Academia Brasileira de Letras com o seu livro Cartas Lunares.

Em fevereiro de 2007 expôs suas ilustrações em mostra individual no Minimondi Festival em Parma (Itália), em agosto do mesmo ano foi o artista homenageado na 12a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.Participou como ilustrador e palestrante das Clases Maxistrais durante o Salón do Libro Infantil e Xuvenil de Pontevedra de 2007. Foi indicado pela FNLIJ ao prêmio Hans Christian Andersen em 2006 e 2008 patrocinado pelo International Board on Books for Young People -IBBY na categoria ilustração.
Rui de Oliveira é professor há 27 anos no curso de Comunicação Visual Design da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez seu mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.

SITE: http://www.ruideoliveira.com.br

BLOG: ruideoliveira.blogspot.com/

ANIMAÇÕES:
Amor índio
http://www.youtube.com/watch?v=4kKJ2JJfNBY&feature=related

Cristo procurado
http://www.youtube.com/watch?v=Fl7mVbKmDLM

ENTREVISTA MULTIRIO
http://www.ruideoliveira.com.br/site.php?lang=br&swf=vid_anima






Nenhum comentário:

Postar um comentário