Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma boa dica de leitura

Hoje lemos em sala um livro adorável desta escritora incrível que é a Tatiana Belinky. O livro " Sou do Contra" fala sobre um menino que aparentemente cria uma ideia para as crianças de  um mau exemplo , pois ele arrota, peida, cospe e elas estranham a motivação de se criar uma história cujo personagem principal não é um modelo de bom comportamento. No entanto, no final do livro perceberemos o porquê da escritora criar um personagem assim. É claro que eu não vou contar o fim da história, né?  

Vá até a sua sala de leitura e busque o livro  " Sou do Contra ". Se quiser, dê uma olhadinha em nosso blog, no Link  Roteiro de Leitura Virtual e saiba mais informações sobre o livro de Tatiana Belinky.
Boa Leitura!!



LITERATURA

Tatiana Belinky: "A própria existência dos meus pais me educou"

A escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky cresceu rodeada por músicas, livros e conversas

   

A importância da Educação na minha vida? Qual é a importância da educação na vida de quem quer que seja?

Eu tive uma infância muito interessante, tive um pai performático que lia para mim, dizia poesia, falava cinco línguas! Minha mãe cantava em várias línguas também e lia livros de todos os assuntos, desde novelas até a revolução. Havia livros pela casa toda, nunca vi avôs e avós sem livro na mão. Aprendi a ler com quatro anos e a escrever com cinco, e isso para mim foi educação.

Quando vim para o Brasil, meus pais me levaram para ouvir música, ir ao balé, ao solista, à opereta, à orquestra. Tive uma vida muito interessante e agitada para criança. Comecei a ler e escrever muito cedo, em casa, de tanto ouvir meus pais, decorava. Meu pai lia uma vez e eu já sabia de cor. Aprendi brincando.

Sou canhota, comecei a escrever com a esquerda e meu pai disse para experimentar a outra. Experimentei e deu certo e hoje sou ambidestra: eu tenho a esquerda e a direita que escrevem, cortam o bife, ajudam.

Continuo agora com livros e crianças. Educação é isso. A própria existência dos meus pais me educou. Eles não me ensinavam nada. Eu via tudo. Lia e ouvia. Todo mundo lia e todo mundo conversava. Meus pais nunca me apontaram: faça isso, faça aquilo, era a vida de todo dia que era assim, educacional, naturalmente. Você me pergunta o que é Educação e não dá nem para responder. É só tudo!


Tatiana Belinky é um dos principais nomes de nossa literatura infanto-juvenil. Com mais de 270 livros publicados entre traduções, adaptações e obras inéditas, entrou recentemente para a Academia Paulista de Letras.Tatiana nasceu na Rússia em 1919, mas mudou-se para o Brasil com apenas dez anos de idade, acompanhando os pais.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

LINDA IDEIA

                         Vamos fazer alguma coisa pelo nosso planeta, vamos diminuir o nosso lixo...


Recebi  estas propostas de reciclagem por e-mail e fiquei apaixonada pela criatividade destas pessoas incríveis que produzem simples objetos, com materias reutilizáveis, e acabam por recriar  vida. Ah... É tão bom saber que ainda existem pessoas que gastam o tempo assim !!























segunda-feira, 16 de julho de 2012

REPORTAGEM

   
        Neste bimestre, nós trabalhamos os conteúdos de reportagem e entrevista. Aproveitando o tema da sustentabilidade e Rio +20, achei interessante estimular a  proposta de um trabalho em grupo sobre o tema em questão. 
        O assunto escolhido pelo grupo selecionado foi o lixo e o mais interessante é que a equipe  buscou desenvolver uma reportagem em seu próprio bairro.
         Parabéns pelo empenho em desenvolver um ótimo trabalho, partindo dos conteúdos ministrados em sala. Fiquei satisfeitíssima com o resultado e pretendo ampliar essa proposta nos próximos bimestres. PARABÉNS!!

Lixo incomoda moradores
Os moradores do bairro Thomaz coelho reclamam do lixo nas ruas


        A prefeitura do Rio de Janeiro está sempre disponibilizando serviços de limpeza para os bairros, mas nem todos os bairros estão satisfeitos com os serviços. Muitos bairros ainda não estão sendo bem atendidos pela prefeitura em relação aos serviços. Moradores do bairro Thomaz Coelho reclamam da quantidade de lixo espalhados pelas ruas e do mau cheiro que fica nas ruas e que esse lixo pode até entupir os bueiros e até atrair animais indesejados como os ratos, baratas e outros animais que são atraídos com o lixo. Uma moradora conversou com um agente sobre o descaso da prefeitura.

¾  Eles mandam poucos garis para o bairro e os garis não dão conta da quantidade de lixo que tem – reclamou a moradora.

A moradora também nos disse que eles tem dias certos para jogar o lixo:

¾  Temos dias, horário, e local certos para jogar o lixo, mas tem moradores que não respeitam as “regras” de jogar o lixo e por isso as ruas ficam sujas   disse ela.

Outra moradora nos disse que ela e outros moradores preocupados com o bairro, foram até a prefeitura reclamar sobre o lixo:
¾  Fomos até a prefeitura reclamar e pedir para que colocassem mais garis para limpar o bairro, mas eles não resolveram nada só disseram que iriam colocar mais garis, mas até hoje nada se resolveu – disse a moradora indignada com o descaso da prefeitura.
Além disso, no bairro Thomaz Coelho, o lixo é jogado na rua mesmo a céu aberto, ou seja, não tem caçambas para jogar o lixo o que facilita mais o lixo a se espalhar. Os moradores nos disseram que eles tentaram colocar caçambas no bairro:
¾   A prefeitura colocou caçambas aqui na rua, mas não colocaram caçambas o suficiente para atender aos moradores e também, quando colocaram as caçambas muita gente não soube usar, jogavam o lixo de qualquer jeito que mesmo assim o lixo continuava a cair no chão  – disseram os moradores.

Não são somente os moradores que espalham os lixos, mas também os animais que geralmente vão até o lixo procurando restos de alimento e acabam espalhando mais ainda o lixo pelas ruas.
Além de restos de comida também jogam móveis velhos na rua e isso até atrapalha a passagem dos moradores.
O que é errado também é que jogam nas ruas até aparelhos eletrônicos quebrados, como tv, computador, telefones  e etc. Tudo isso prejudica muito mais a qualidade do bairro e até o meio ambiente.
O lixo nas ruas além de ser ruim para o bairro é ruim também até para os catadores, que tem contato com o lixo ,ou simplesmente as pessoas quando passam na rua, ou até quando jogam o lixo. O lixo espalhado nas ruas é ruim até para os animais, pois o lixo pode transmitir alguma doença ou infecção.  
                     
 Os moradores disseram que em algumas ruas do bairro, o caminhão de lixo passa de casa em casa e que nas ruas em que   isso ocorre, geralmente é porque cada um dos moradores colocam o lixo na sua própria lixeira fora de casa e por isso não há lixo espalhado pelas ruas , nem lixo a céu aberto.
Diante de todos esses fatos que podem ocorrer quando o lixo não é recolhido direito, só basta esperar para ver se a prefeitura irá tomar alguma providência, a respeito do lixo nos bairros, não só nesse, mas também em muitos outros que possuem o mesmo problema.

  Grupo: Verônica Lúcia e Jonas de Lima.

 Turma: 1801

 Escola: Levy Neves

 Prof.ª: Joice Pinter

sábado, 14 de julho de 2012

ANIMA MUNDI



Anima Mundi completa 20 anos encantando diversas gerações


Diversos tradicionais espaços culturais da cidade, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Casa França-Brasil e o Centro Cultural dos Correios, acostumados a receber eventos convencionais, mudaram provisoriamente de cara. Tudo por conta do Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo, que agita a cidade até o dia 22 de junho. A nova paisagem inclui cores, olhares de encanto e muitas crianças.
Todo o encantamento é provocado pelo contato, muitas vezes inédito, com o mundo mágico dos desenhos animados. E, se era esperado que somente os mais jovens apreciassem as atrações, o festival acaba atraindo gente de todas as idades, pelos mais diferentes motivos.

20ª edição do Anima Mundi inicia com mais de 400 filmes selecionados 
Com mais 400 filmes selecionados, entre eles 80 brasileiros, começou nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro a 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2012. O evento, que reúne vários fãs de animação, entre crianças e adultos, vai até o dia 22 na capital fluminense e, depois segue para São Paulo, onde as atividades ocorrerão entre 25 e 29 deste mês.
Segundo os organizadores, a edição, que comemora duas décadas da mostra, contará com uma novidade marcante: sua inclusão no restrito grupo de festivais que podem indicar candidatos ao Oscar de curtas de animação. O prêmio, oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, é o mais importante do cinema mundial.
Aída Queiroz, uma das criadoras do festival, destacou que a evolução do evento desde o ano de sua criação, em 2003, é fruto de muito trabalho, dedicação e apoio do público.
“O Anima Mundi já é o segundo maior festival do gênero, atrás apenas do de Annecy, na França, e contabiliza recorde de inscrições. Somente este ano, foram mais de 1,6 mil, o que comprova que esses 20 anos serviram para sedimentar muitas coisas, formar um público para o setor, um mercado de animação no país. Tudo isso é motivo de muito orgulho.”
Além do Brasil, foram recebidas inscrições da França, Alemanha, do Japão, da Polônia, de Portugal, dos Estados Unidos, da Suíça, Dinamarca, República Tcheca, Síria e Tunísia. Entre os convidados internacionais está a diretora inglesa Sarah Cox, que falará sobre o filme que produziu com crianças do mundo inteiro.
Experiente no assunto, a educadora ambiental Elaine Mendonça diz que o Anima Mundi já faz parte do calendário da família. Todo ano, ela confere a programação na companhia de sua filha, Ana Carolina Mendonça, 23 anos, que frequenta o festival desde a primeira edição.
“Sempre vamos juntas porque sou fã de animação. Tanto é que usei filmes do festival como base para a minha especialização em educação ambiental. A linguagem é fácil, universal e geralmente consegue conquistar o público de uma forma muito intensa”, disse.
No Rio de Janeiro, a programação pode ser conferida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil, Oi Futuro Flamengo, Odeon, Itaú Arteplex e Oi Futuro Ipanema. Em São Paulo, as atividades ocorrem no Centro Cultural Banco do Brasil e Memorial da América Latina. A entrada é gratuita e os horários das sessões podem ser conferidas no site www.animamundi.com.br.


ANIMA ESCOLA

Filme realizado por alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João durante a fase de Produção Autônoma de Filmes nas Escolas do Projeto Anima Escola 2011

JASMIM, A PRINCESA DA MARÉ