Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Você sabe o que é um AUDIOLIVRO?

Audiolivro ou Audiobook




Audiobook, audiolivro ou livro falado é uma gravação dos conteúdos de um livro lidos em voz alta. Ele se apresenta em suportes informacionais diversificados, podendo ser encontrado em K-7 e CD, além de outros formatos mais modernos como o MP3, o WMA, o Ogg, entre outros, podendo ser gratuitos ou pagos. As versões pagas contam com a vantagem de possuírem narradores profissionais contando a história, podendo haver ainda efeitos sonoros, que ajudam na interpretação do texto e evitam a monotonia na escuta. Já os gratuitos trazem uma grande variedade de obras para download, a maioria atualmente em domínio público, copyleft ou outra licença pública livre disponível, narradas por voluntários ou profissionais, gratuitamente. O audiolivro é ideal para pessoas que querem ler, porém, não possuem tempo para tal atividade, para deficientes visuais, para estudiosos que desejam otimizar seu tempo ocioso e para tipos de personalidades que são mais auditiva que visuais.
No mercado americano contamos, em 2010, mais de 50.000 títulos. No entanto, são os alemães os maiores entusiastas e consumidores de audiolivros, principalmente em formato de rádio novelas. Vários títulos brasileiros de escritores como Moacyr Scliar já tiveram suas obras encomendadas pelo mercado alemão para o formato audiolivro.
Hoje no Brasil o mercado esta em ascensão, com novas empresas investindo em títulos diversos, desde best-sellers a nichos específicos como audiobooks para concursos públicos.
Contamos hoje com quase 1000 títulos em português.


Livro falado para pessoas com deficiência visual 

Fundações como a Dorina Nowill, tem um enorme acervo de audiolivros gratuitos para deficientes visuais. Basta cadastrar-se, e pode passar a receber gratuitamente pelos Correios. O Instituto Benjamin Constant também disponibiliza os seus audiolivros para várias instituições.
Confundido muitas vezes com o Audiobook ou Audiolivro, versão de livro em áudio impregnado de efeitos sonoros, como fundo musical e vozes dramatizadas, o Livro Falado não é interpretado, não traduz sentimentos e não pode, em hipótese alguma, ter efeitos sonoros, pois ele tenta ser uma versão aproximada do livro em tinta. Além disso, a interferência da sonoplastia artística induz o ouvinte a um significado que provavelmente ele não teria se o áudio fosse gravado com a chamada "leitura branca" que, mesmo desprovida de recursos artísticos e de sonoplastia, obedece às regras da boa impostação de voz e pontuação, pois parte do princípio de que quem tem de construir o sentido do que está sendo lido é o leitor e não o ledor (pessoas que utilizam a voz para mediar o acesso ao texto impresso em tinta para pessoas visualmente limitadas).

Ouça um audiolivro:

Alice no País das Maravilhas - http://www.youtube.com/watch?v=EU-KKrpZlZ4

O Pequeno Príncipe - http://www.youtube.com/watch?v=P2D3REj669k - Parte 1
                                   http://www.youtube.com/watch?v=S-nKH6zOr7Y - Parte 2
                                   http://www.youtube.com/watch?v=3KlAUdkEnNI - Parte 3

O Pequeno Príncipe - Parte 1- http://www.youtube.com/watch?v=w_zShPpfQzQ
                                   Parte 2 -http://www.youtube.com/watch?v=-y28ay57E1Q
                                   Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=WLCJ5z66gm4
                                   Parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=pQxhtuATiFk

Pitt e Bull - http://www.youtube.com/watch?v=P6-fkhO-O5w

Nenhum comentário:

Postar um comentário