Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TEMA DE REDAÇÃO

DIA INTERNACIONAL DA INTERNET SEGURA

 

Já dizia Fernando Pessoa: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. Mas o que o grande poeta português não esperava era que, com a chegada da internet, navegar tornou-se, sim, impreciso. Principalmente para as crianças. Golpes, roubo de senhas e informações privadas, conteúdo impróprio e pessoas mal-intencionadas existem em todo lugar, mas o anonimato que a rede permite deixa pais e responsáveis de cabelo em pé. Será?
 
Recente pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC) mostrou que 71% dos pais acha que seu filho usa a internet com segurança. Ao mesmo tempo, as crianças expõem seus dados na rede sem supervisão. 86% das crianças que possuem perfis em redes sociais têm uma foto que mostra claramente seu rosto e 79% divulgam o sobrenome. Ainda, é possível saber a escola em que a criança estuda em 28% dos perfis, o endereço também aparece de forma pública em 13% e o telefone, 12%. A coordenadora da pesquisa Tatiana Jereissati acredita que falta conscientização quanto ao uso da internet nos pais. (para ver mais dados importantes desta pesquisa, acesse a matéria Comportamento de Jovens e Crianças na Internet).
 
Atos aparentemente inofensivos, como postar fotos de uma festa de aniversário ou adicionar desconhecidos em redes sociais, podem se tornar grandes problemas, inclusive para a segurança da família. Para se proteger, confira quais são as recomendações do especialista para evitar os perigos da rede.
 
Vício
A maioria das pessoas já afirma que não conseguiria viver sem computador ou internet. A força de expressão deve ganhar atenção dos pais se for acompanhada de piora no desempenho escolar ou irritação da criança por ficar sem computador. Internet também vicia. Por isso, além de ficar de olho no uso que seu filho faz , é importante avaliar se a criança não está criando uma dependência da rede, pois isso pode trazer prejuízos aos estudos e à sociabilidade. Veja como identificar o vício em internet e dicas para ajudar as crianças a aprenderem a maneira saudável de usar a rede.
É claro, a internet é um tremendo avanço tecnológico, inclusive para a Educação. Com boa orientação, informação e uso saudável, não há o que temer. Aproveite a viagem! :]

PF promove ação pelo Dia Internacional da Internet Segura

Serão realizadas visitas em Lan Houses localizadas na capital, com entrega de material informativo durante essa terça-feira (5).
 
A Polícia Federal em Sergipe promoverá nesta terça-feira (05), a campanha DIREITOS E DEVERES ON-LINE! Serão realizadas visitas em Lan Houses localizadas na capital, com entrega de material informativo.
O Dia Internacional da Internet Segura vem sendo comemorado anualmente no mês de fevereiro desde o ano de 2007 e tem por objetivo promover o uso responsável e seguro da rede mundial de computadores, visando, em especial, a divulgação de ações de proteção de crianças e adolescentes usuárias da internet.
Trata-se de evento organizado no Brasil pela SaferNet Brasil em parceria com o Comitê Gestor da Internet e o Ministério Público e é uma iniciativa anual que estimula atividades de promoção do uso responsável e seguro da internet, nas principais regiões do Brasil e do mundo.
Neste ano, a campanha possui o tema “DIREITOS E DEVERES ON-LINE!” e a Polícia Federal participa da campanha com medidas preventivas ligadas à atribuição da Polícia Federal no enfrentamento dos crimes de ódio e de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
Dessa forma, tendo em vista a atribuição constitucional e o compromisso assumido pela Polícia Federal no sentido de prevenir e reprimir as ocorrências de crimes de ódio e a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, delitos que importam em grave violação à dignidade da pessoa humana, entende-se que todos os esforços devem ser adotados para que medidas de conscientização e proteção sejam divulgadas e realizadas, com o concurso de órgãos governamentais e da sociedade civil.
A ação policial preventiva consistirá no comparecimento a lan houses de equipe policial ostensiva, que fará a distribuição entre os presentes do material promocional da campanha, a afixação de cartazes e orientação dos responsáveis pelo estabelecimento acerca da necessidade de cadastramento dos usuários dos serviços de internet disponibilizados no local, bem como breve explanação da necessidade de conscientização dos usuários acerca da utilização consciente e segura da internet, por fim da necessidade de colaboração da sociedade civil em ações de combate aos crimes de ódio e de pornografia infantil na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário