Anima Mundi completa 20 anos encantando diversas gerações
Todo o encantamento é provocado pelo contato, muitas vezes inédito, com o mundo mágico dos desenhos animados. E, se era esperado que somente os mais jovens apreciassem as atrações, o festival acaba atraindo gente de todas as idades, pelos mais diferentes motivos.
20ª edição do Anima Mundi inicia com mais de 400 filmes selecionados
Aída Queiroz, uma das criadoras do festival, destacou que a evolução do evento desde o ano de sua criação, em 2003, é fruto de muito trabalho, dedicação e apoio do público.
“O Anima Mundi já é o segundo maior festival do gênero, atrás apenas do de Annecy, na França, e contabiliza recorde de inscrições. Somente este ano, foram mais de 1,6 mil, o que comprova que esses 20 anos serviram para sedimentar muitas coisas, formar um público para o setor, um mercado de animação no país. Tudo isso é motivo de muito orgulho.”
Além do Brasil, foram recebidas inscrições da França, Alemanha, do Japão, da Polônia, de Portugal, dos Estados Unidos, da Suíça, Dinamarca, República Tcheca, Síria e Tunísia. Entre os convidados internacionais está a diretora inglesa Sarah Cox, que falará sobre o filme que produziu com crianças do mundo inteiro.
Experiente no assunto, a educadora ambiental Elaine Mendonça diz que o Anima Mundi já faz parte do calendário da família. Todo ano, ela confere a programação na companhia de sua filha, Ana Carolina Mendonça, 23 anos, que frequenta o festival desde a primeira edição.
“Sempre vamos juntas porque sou fã de animação. Tanto é que usei filmes do festival como base para a minha especialização em educação ambiental. A linguagem é fácil, universal e geralmente consegue conquistar o público de uma forma muito intensa”, disse.
ANIMA ESCOLA
Filme realizado por alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João durante a fase de Produção Autônoma de Filmes nas Escolas do Projeto Anima Escola 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário