Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma boa dica de leitura

Hoje lemos em sala um livro adorável desta escritora incrível que é a Tatiana Belinky. O livro " Sou do Contra" fala sobre um menino que aparentemente cria uma ideia para as crianças de  um mau exemplo , pois ele arrota, peida, cospe e elas estranham a motivação de se criar uma história cujo personagem principal não é um modelo de bom comportamento. No entanto, no final do livro perceberemos o porquê da escritora criar um personagem assim. É claro que eu não vou contar o fim da história, né?  

Vá até a sua sala de leitura e busque o livro  " Sou do Contra ". Se quiser, dê uma olhadinha em nosso blog, no Link  Roteiro de Leitura Virtual e saiba mais informações sobre o livro de Tatiana Belinky.
Boa Leitura!!



LITERATURA

Tatiana Belinky: "A própria existência dos meus pais me educou"

A escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky cresceu rodeada por músicas, livros e conversas

   

A importância da Educação na minha vida? Qual é a importância da educação na vida de quem quer que seja?

Eu tive uma infância muito interessante, tive um pai performático que lia para mim, dizia poesia, falava cinco línguas! Minha mãe cantava em várias línguas também e lia livros de todos os assuntos, desde novelas até a revolução. Havia livros pela casa toda, nunca vi avôs e avós sem livro na mão. Aprendi a ler com quatro anos e a escrever com cinco, e isso para mim foi educação.

Quando vim para o Brasil, meus pais me levaram para ouvir música, ir ao balé, ao solista, à opereta, à orquestra. Tive uma vida muito interessante e agitada para criança. Comecei a ler e escrever muito cedo, em casa, de tanto ouvir meus pais, decorava. Meu pai lia uma vez e eu já sabia de cor. Aprendi brincando.

Sou canhota, comecei a escrever com a esquerda e meu pai disse para experimentar a outra. Experimentei e deu certo e hoje sou ambidestra: eu tenho a esquerda e a direita que escrevem, cortam o bife, ajudam.

Continuo agora com livros e crianças. Educação é isso. A própria existência dos meus pais me educou. Eles não me ensinavam nada. Eu via tudo. Lia e ouvia. Todo mundo lia e todo mundo conversava. Meus pais nunca me apontaram: faça isso, faça aquilo, era a vida de todo dia que era assim, educacional, naturalmente. Você me pergunta o que é Educação e não dá nem para responder. É só tudo!


Tatiana Belinky é um dos principais nomes de nossa literatura infanto-juvenil. Com mais de 270 livros publicados entre traduções, adaptações e obras inéditas, entrou recentemente para a Academia Paulista de Letras.Tatiana nasceu na Rússia em 1919, mas mudou-se para o Brasil com apenas dez anos de idade, acompanhando os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário