Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

REPORTAGEM

   
        Neste bimestre, nós trabalhamos os conteúdos de reportagem e entrevista. Aproveitando o tema da sustentabilidade e Rio +20, achei interessante estimular a  proposta de um trabalho em grupo sobre o tema em questão. 
        O assunto escolhido pelo grupo selecionado foi o lixo e o mais interessante é que a equipe  buscou desenvolver uma reportagem em seu próprio bairro.
         Parabéns pelo empenho em desenvolver um ótimo trabalho, partindo dos conteúdos ministrados em sala. Fiquei satisfeitíssima com o resultado e pretendo ampliar essa proposta nos próximos bimestres. PARABÉNS!!

Lixo incomoda moradores
Os moradores do bairro Thomaz coelho reclamam do lixo nas ruas


        A prefeitura do Rio de Janeiro está sempre disponibilizando serviços de limpeza para os bairros, mas nem todos os bairros estão satisfeitos com os serviços. Muitos bairros ainda não estão sendo bem atendidos pela prefeitura em relação aos serviços. Moradores do bairro Thomaz Coelho reclamam da quantidade de lixo espalhados pelas ruas e do mau cheiro que fica nas ruas e que esse lixo pode até entupir os bueiros e até atrair animais indesejados como os ratos, baratas e outros animais que são atraídos com o lixo. Uma moradora conversou com um agente sobre o descaso da prefeitura.

¾  Eles mandam poucos garis para o bairro e os garis não dão conta da quantidade de lixo que tem – reclamou a moradora.

A moradora também nos disse que eles tem dias certos para jogar o lixo:

¾  Temos dias, horário, e local certos para jogar o lixo, mas tem moradores que não respeitam as “regras” de jogar o lixo e por isso as ruas ficam sujas   disse ela.

Outra moradora nos disse que ela e outros moradores preocupados com o bairro, foram até a prefeitura reclamar sobre o lixo:
¾  Fomos até a prefeitura reclamar e pedir para que colocassem mais garis para limpar o bairro, mas eles não resolveram nada só disseram que iriam colocar mais garis, mas até hoje nada se resolveu – disse a moradora indignada com o descaso da prefeitura.
Além disso, no bairro Thomaz Coelho, o lixo é jogado na rua mesmo a céu aberto, ou seja, não tem caçambas para jogar o lixo o que facilita mais o lixo a se espalhar. Os moradores nos disseram que eles tentaram colocar caçambas no bairro:
¾   A prefeitura colocou caçambas aqui na rua, mas não colocaram caçambas o suficiente para atender aos moradores e também, quando colocaram as caçambas muita gente não soube usar, jogavam o lixo de qualquer jeito que mesmo assim o lixo continuava a cair no chão  – disseram os moradores.

Não são somente os moradores que espalham os lixos, mas também os animais que geralmente vão até o lixo procurando restos de alimento e acabam espalhando mais ainda o lixo pelas ruas.
Além de restos de comida também jogam móveis velhos na rua e isso até atrapalha a passagem dos moradores.
O que é errado também é que jogam nas ruas até aparelhos eletrônicos quebrados, como tv, computador, telefones  e etc. Tudo isso prejudica muito mais a qualidade do bairro e até o meio ambiente.
O lixo nas ruas além de ser ruim para o bairro é ruim também até para os catadores, que tem contato com o lixo ,ou simplesmente as pessoas quando passam na rua, ou até quando jogam o lixo. O lixo espalhado nas ruas é ruim até para os animais, pois o lixo pode transmitir alguma doença ou infecção.  
                     
 Os moradores disseram que em algumas ruas do bairro, o caminhão de lixo passa de casa em casa e que nas ruas em que   isso ocorre, geralmente é porque cada um dos moradores colocam o lixo na sua própria lixeira fora de casa e por isso não há lixo espalhado pelas ruas , nem lixo a céu aberto.
Diante de todos esses fatos que podem ocorrer quando o lixo não é recolhido direito, só basta esperar para ver se a prefeitura irá tomar alguma providência, a respeito do lixo nos bairros, não só nesse, mas também em muitos outros que possuem o mesmo problema.

  Grupo: Verônica Lúcia e Jonas de Lima.

 Turma: 1801

 Escola: Levy Neves

 Prof.ª: Joice Pinter

Nenhum comentário:

Postar um comentário