Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

PERSONAGENS VIVOS

Retirei esta proposta  de atividade do Blog COMPANHIA DAS METÁFORAS. Aproveitem esta ideia criativa para construir novas histórias.
Nossa prova de produção textual avaliará a capacidade de descrevermos um personagem principal de um livro qualquer que estejamos lendo no momento. Que tal produzirmos personagens vivos ou descrevermos nossos próprios colegas em sala?


ATENÇÃO: Não deixe de dar uma olhadinha  no link DESCRIÇÃO, pois lá você poderá enriquecer seu conhecimento e aproveitar para tirar dúvidas.
Até!!


Personagens Vivos

"A arte da criação literária,
a arte de criar personagens e tipos,
exige imaginação, intuição, habilidade de  ´compor coisas´
na própria mente."
GORKI


Nada melhor para conseguir que um aluno entenda um conceito do que fazê-lo vivenciá-lo! Assim, para construir o conceito depersonagem resolvi tornar cada um criador de sua criatura! 

Quem é a personagem?

       Em todas as turmas (7º 8ºe 9º ano) lembramos as discussões do 1º. Bim sobre a estrutura da Narrativa e seus componentes, e construímos um texto coletivo com as características de um personagem. Quem é a "criatura" que atua na narrativa, como pensa, age, o que sente e com quem se relaciona. Concluímos que todos nós vivemos de uma determinada maneira em nosso grupo porque temos vivências próprias e um jeito de ser característico.
      A partir de uma caracterização de identidade e personalidade, cada aluno criou seu próprio personagem!




   A segunda parte do trabalho foi da professora: imaginar e juntar personagens que poderiam ter um "convívio" próximo - social, profissional, etário, pelos objetivos comuns de vida...







Nenhum comentário:

Postar um comentário