Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012




Começa nesta quarta (18) no Rio o 14º Salão do Livro Infantil e Juvenil (http://www.salaofnlij.com.br/)


De 18 a 29 de abril, crianças e jovens de todo o país têm a chance conversar com escritores, se encantar com a performance de ilustradores e mergulhar no mundo dos livros

Bruna Menegueço


  shutterstock























Setenta e oito editoras divididas em 85 estandes. Presença de 200 artistas, entre escritores e ilustradores. A 14ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens começa nesta quarta (18) e espera um público de 50 mil pessoas. Este ano, o evento homenageia o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, autor de oito livros, entre eles, A árvore (Editora Paulinas), Anacleto (Editora Larousse), Sem Palmeira ou Sabiá (Editora Peirópolis) e História em 3 Atos (Editora Global), que morreu em janeiro. Além de, como em todas as outras edições, ter um país homenageado. O escolhido deste ano é o México


Durante os 12 dias do evento, o público de crianças e jovens terá a chance de participar de bate-papos com os principais escritores e ilustradores do país, de acompanhar a leitura de histórias e assistir a seminários. Como já faz parte da tradição, terão quatro bibliotecas separadas por faixa etária (bebês, crianças, jovens e educadores). Nelas, são realizados encontros com os autores e leituras mediadas pelos monitores, mas também é possível ficar ali lendo, folheando os livros e brincando com as obras. Como todos os anos, as crianças ganham um livro ao visitar a feira. 



Destaques da programação 
Entre os autores confirmados está a autora Alessandra Pontes Roscoe, que vai lançar o livro Caixinha de guardar o tempo, (Ed. Biruta), com o conto que foi publicado pela primeira vez aqui na seção Quintal da CRESCER. Ela vai estar na feira, no dia 19, às 14h, e no dia 22, às 13h. No dia 19, às 11h, você e seu filho podem conferir a performance da ilustradora Rosinha Campos. 


Na sexta, dia 20, no espaço FNLIJ de leitura, às 10h, o escritor Alexandre Gomes vai lançar o livro O menino que Coleciona Guarda-Chuvas (Ed. Globo), que tem ilustrações de Bruna Assis Brasil. Às 14h, é a vez da escritora Anna Claudia Ramos lançar o livroEra uma Vez Três Velhinhas (Ed. Globo), obra que conta com desenhos de Alexandre Rampazo. O ilustrador Daniel das Neves faz uma performance às 17h. 



No dia 21, sábado, às 14h, o escritor Ziraldo lança os livros Diário de Julieta 3 eMaluquinho Assombrado (Ed. Globo). Nesse mesmo horário, o ilustrador Eliardo Françafaz uma performance em outro estande. 



Domingo, dia 22, às 11h, o escritor e ilustrador Ivan Zigg lança o livro Psiu!, (Ed. Nova Fronteira), que escreveu em parceria com o artista Marcelo. Mais tarde, às 16h, é a vez de Ana Maria Machado apresentar três livros: Quem foi Que Fez? (Ed. Global),Histórias greco-romanas e Histórias Árabes (Ed. FTD). Mais tarde, às 18h, a escritoraCarla Caruso lança o livro Infância de Ana Maria Machado, (Ed. Callis), série da editora com a história de diversos autores brasileiros. 



Nesse mesmo dia e horário, o ilustrador André Neves vai apresentar pela primeira vez o livro Carmela Caramelo, (Ed. Cortez), da escritora Cris Rogerio, editora da CRESCER.



No dia 24, terça-feira, às 14h, o autor Caulos, lança o livro Van Gogh e a cor do sol, (Ed. Rocco), da imperdível série Pintando o Sete, em que faz a biografia de diversos pintores. Dia 26, às 11h, a ilustradora Ana Terra faz uma performance para o público. 



Dia 27, às 14h, é a vez da ilustradora e escritora Suppa lançar o livro Mesmo assim, Martin, (Ed. Global) e às 15h, ela faz uma performance de ilustração. 



No sábado, dia 28, às 15h, o escritor Ilan Brenman e o ilustrador Fernando Vilelalançam o livro Mais Narrativas Preferidas de um Contador (Ed. DCL). 



Confira a programação completa aqui

14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens 
Quando: 18 a 29 de abril de 2012 
Seg a sex, das 8h30 às 18h. Sáb e dom, das 10h às 20h. R$ 5 
Tel.: 21 3293-6700
Onde: Centro de Convenções SulAmérica 
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova 
Rio de Janeiro - RJ

Fonte: http://revistacrescer.globo.com

Dia do Livro Infantil – História e Origem – Homenagem

 a Monteiro Lobato


O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é umahomenagem  para o grande escritor Monteiro Lobato.
Nada mais justo do que criar uma data para homenagear Monteiro Lobato que fez e faz parte da vida de crianças de todo o Brasil. Certa vez, ele disse a seguinte frase: “Um país se faz com homens e com livros”.
Ela demonstra a importância que o hábito de ler pode ter na vida das pessoas, e em consequência com o futuro das mesmas. Lobato nasceu em Taubaté, em São Paulo, em 18 de abril de 1882. Ele começou a escrever alguns contos para jornais estudantis e dava mostras de toda sua habilidade.
Em 1904, ele venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, quando cursava a faculdade de direito. Sua grande primeira história infantil foi “A Menina do Nariz Arrebitado”. Na sequência apareceu o que seria a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo.
Monteiro Lobato morreu no dia 04 de julho de 1948, quando tinha 66 anos de idade.
Foi em 2002 que foi criada uma lei que registrava o seu nascimento como a data oficial do Livro e literatura infanto-juvenil.









Vencedora do 'nobel' de literatura infantil lança livro no Salão do Livro Infanto Juvenil
http://www.jornalfloripa.com.br/geral/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=2708

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL
http://www.fnlij.org.br/principal.asp?cod_mat=17&cod_menu=1200





Nenhum comentário:

Postar um comentário