Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Contos de Fadas 

A origem e o significado dos contos de fadas

O conto de fadas, como narrativa destinada ao publico infantil, surge na Europa e têm por fonte a tradição oral, provavelmente as narrativas primordiais que ficaram registradas na memória dos povos e foram transmitidas através dos tempos. Muitos contos revelam a afinidade com os ritos iniciáticos dos povos primitivos, em que o iniciado, para alcançar outra etapa da vida, submete-se a inúmeras provas cuja superação comprovam o seu amadurecimento. Por outro lado, a origem popular dos contos fica visível pelo fato de que os heróis das narrativas estão em situação de inferioridade no meio em que vivem e somente com o auxilio de elementos mágicos conseguem superar essa condição. (...)
 A passagem da oralidade ao texto escrito para crianças é assinalada, no conto de fadas, pela inclusão da moralidade. A noção de família nuclear, surge com a ascensão da burguesia no século XVIII, passa a valorizar a infância, enquanto etapa que merece a atenção dos educadores por ser uma fase existencial propicia à aquisição de hábitos e formação moral do futuro adulto. As literaturas infantis, associadas à escola, colaboram nessa tarefa, fato que justifica o caráter pedagógico de que se reveste.
Contudo, a despeito dessa orientação pragmática, os contos de fadas deixam entrever respostas a questões essenciais do ser humano (...) ,tais como:
O que é o mundo?
Como posso viver nele?
Como posso ser eu mesmo nele?
Sugerem soluções, mas não as explicitam, deixando as crianças à possibilidade de preencherem, com as suas fantasias, as lacunas do conto, aplicando-os às suas próprias vidas. Por outro lado, considera o autor, os contos de fadas apresentam em imagem o que se passa na mente inconsciente e pré-consciente, sugerindo soluções e formas de lidar com as experiências internas. Sendo um produto do saber humano, os contos lidam com experiências fundamentais do existir, entre elas a conquista da maturidade.
Em seu sentido mais profundo abordam, simbolicamente, as dificuldades mais sérias que o crescimento pressupõe, mas demonstram também que se enfrentarmos com coragem esses problemas podemos superá-los.
Saiba mais

Fábulas

Fábulas são composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
Fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, quando era feito um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral, cujos papéfábulais principais eram desenvolvidos por animais, que por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, procurava-se transmitir sabedoria de caráter moral ao homem, assim, os animais tornavam-se exemplos para o ser humano.
Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo.
As fábulas são normalmente transmitidas por pais, professores, até políticos e homens públicos, e estão em livros, peças de teatro, filmes, e em várias outras formas de comunicação.

                 BUSQUE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE FÁBULAS E CONTOS.PARA ISSO, CONHEÇA A SALA DE LEITURA DE SUA ESCOLA, UMA BIBLIOTECA PRÓXIMA AO SEU BAIRRO OU PESQUISE EM NOSSO BLOG NOS LINKS DO LEITURINHAS.
BOA SORTE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário