Pesquisar este blog

domingo, 22 de abril de 2012

PEDRO BANDEIRA - FNLIJ


Olha eu aí de azul ao lado de um rapaz de camisa vermelha!! Estive na FNLIJ para me emocionar com o fantástico  Pedro Bandeira. Lembrei de quando era criança e li Feiurinha, até hoje guardo na memória o encantamento que esse livro me causou. O que nós guardamos em  nosso coração é simplesmente o que levamos  por toda a nossa vida, por isso cultivar bons hábitos como uma boa leitura sempre fará parte das experiências mais importantes da vida de uma pessoa.


Os escritores passam a tarde conversando com  crianças, jovens e adultos e ao final podem conversar com seus leitores em um bate-papo bem animado. Mais tarde, eles autografam os livros levados por seus leitores. Abaixo, confira o autógrafo criado por  Pedro Bandeira:


Antigamente eu assinava só o meu nome. Aí o Ziraldo um dia virou pra mim e disse: “Pô, você não tá assinando um cheque! Tá dando um autógrafo! Tem que fazer uma coisa diferente!” Só que o Ziraldo sabe desenhar, e eu não! Daí eu tive essa ideia de fazer a bandeirinha escrito Pedro dentro!” 
http://palladinum.com.br/


PEDRO BANDEIRA é um escritor incrível e carismático e esteve na FNLIJ para deixar uma bonita mensagem para as crianças sobre a importância de estarmos atentos à influência da midia  em nossas vidas. Às vezes, somos influenciados a tomar determinadas decisões sem pensar e isso pode prejudicar nosso futuro. Hoje, mais do que nunca, precisamos refletir um pouco, pois recebemos muita informação e imagens    instantâneas e parece que pensar um pouco é perder tempo. Que tal refletirmos sobre isso? O que é tempo? Como o administro? Quem determina o tempo?

Veja mais:

           Mais tarde assistimos ao bate-papo com ele, ao lado dos amigos .E que bate-papo! Ele respondeu, com muito bom humor, às perguntas de crianças, jovens e adultos. Falou sobre suas obras estarem virando filmes, como “O Mistério de Feiurinha” (que virou filme da Xuxa à pedido da Sasha, que adorou a história) e “A Droga da Obediência”, que está nas mãos da mesma produtora de Carandiru e está em fase de captação de recursos. 
Vocês sabiam que ele já escreveu oitenta livros? OITENTA!!! 
E preparem-se, pois ele disse que quer escrever um livro novo com Os Karas mais velhos, lembrando do seu tempo de garoto!
Ele falou também que começou a escrever aos trinta anos em revistas e jornais, mas que só conseguiu publicar o primeiro livro aos quarenta! E que, pasmem, a Ditadura Militar beneficiou o processo ao vetar a publicação de livros infanto-juvenis de autores estrangeiros. As editoras daqui tiveram que correr atrás de autores nacionais, resultando no lançamento de várias obras. Ele até brincou que já estavam ficando todos muito velhinhos, como ele, ZiraldoAna Maria MachadoLygia Bojunga, e citou até outros que já tinham morrido. Disse que era preciso renovar a literatura juvenil com novos nomes, além da Thalita Rebouças.
                                                                   

                                                             
                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário