Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

Mil Pássaros

                                     Escute uma linda história narrada por Ruth Rocha.





LINK: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ruth-rocha/mil-passaros-pelos-ceus/2358756

LEIA TAMBÉM A HISTÓRIA:


Mil pássaros pelos céus
Ruth Rocha

Na cidade pequenina por nome de Passaredo mil pássaros pelos céus voam por sobre o arvoredo.
Piam, cantam, assoviam, gorjeiam, chiam, chalreiam, modulam, trinam, tintilam, suspiram, gritam, palreiam...
Cardeais e beija-flores, cambaxirras, colibris, pixoxós e tico-ticos, azulões e bem-te-vis, pintassilgos, canarinhos, pica-paus e juritis.
Mas um dia, que surpresa! Os pássaros se juntaram todos na praça da igreja e para longe voaram...
O povo pergunta:
— O que aconteceu? Pra onde se foram, voando no céu? Não voltam? Que coisa! Que grande tristeza! Sem eles no espaço se acaba a beleza.
Perguntem aos sábios! Chamem professores! Convoquem os mestres! Consultem doutores!
Então procuraram o Doutor Andrade, o sábio mais sábio daquela cidade, que logo dispôs-se a estudar o caso com boa vontade.
O Doutor Andrade, o sábio mais sábio de toda cidade, com blocos de notas e uma caneta, com muita ciência e uma luneta, imediatamente, no seu balão partiu para cumprir a sua missão.
Depois de estudar com todo cuidado; de observar e ter julgado; voltando pra terra, peremptório, foi logo afirmando ao auditório:
— Vou já fazer o meu relatório: “Cidade de Passaredo, mil novecentos e tal. Tenho a honra de dizer que já descobri o mal que aflige toda a cidade numa tristeza geral. Saibam Vossas Excelências, cada coisa tem seu par. Não há futebol sem bola. Não há pé sem calcanhar. As flores têm o seu perfume, os peixes têm seu mar. Os passarinhos precisam de sons que vivem no ar. Em toda nossa cidade já não se ouvem canções. Não há música nas praças pra alegrar os corações. Toquemos, portanto, nossos instrumentos que os pássaros voltam em poucos momentos...”
Então um jovem, sem esperar, seu violino  pôs-se a tocar... E um cavalheiro trouxe ligeiro seu rabecão. E com o violino logo tocaram linda canção. E o saxofone veio chegando. Entrou na música harmonizando... E veio o tambor, com sua baqueta; e veio a flauta e a clarineta. Veio a viola, veio a trombeta e veio o bumbo, com seu som rude, e os sons suaves do alaúde trazendo ao povo muita alegria a esperança de um novo dia.
Pouco a pouco, pouco a pouco, as aves foram voltando. E a música que tocava cada vez ia aumentando, acompanhando a alegria dos passarinhos chegando.
E agora, nessa cidade, por nome de Passaredo, mil pássaros pelos céus voam por sobre o arvoredo. Sanhaços e quero-queros, tizius, tiés e tesourinhas, patativas e bicudos, pardais, chupins, coleirinhas, gaturamos, curiós, rolas, pombos e andorinhas...



Compreensão e interpretação do texto Mil pássaros pelo ar
(Ruth Rocha)

1) Onde se passa a história?

2) O que de interessante aconteceu nesta cidade?

3) A quem foi confiada a missão de descobrir o que aconteceu? Por que ele foi escolhido?

4) Quais objetos o doutor usou?

5) Qual meio de transporte ele usou?

6) Na sua opinião, por que ele usou este meio de transporte?

7) No seu relatório, o Doutor Andrade aponta a causa do problema acontecido em Passaredo. Qual foi essa causa?

8) Qual foi a solução para o problema?


link retirado:http://dc345.4shared.com/doc/n_C-Er6t/preview.html

4 comentários: